sexta-feira, junho 01, 2007

SGT. PEPPER'S



Hoje o disco que mudou a história da música popular no século XX faz aniversário. São quarenta anos desde que os Beatles lançaram o álbum que elevou o rock and roll a uma categoria poucas vezes alcançada novamente. De cabeça, só me lembro de The Dark Side of The Moon como um disco com tamanho apuro técnico e tão revolucionário esteticamente. Obviamente que existem muitos outros, mas esses talvez sejam os mais importantes.


Depois de abandonar as apresentações em palcos, pela histeria das fãs e pela dificuldade de reproduzir fielmente os discos, o quarteto passou muito tempo em estúdios. Combinado com a ebulição criativa de Lennon, McCartney e Harrison, e com a produção refinada de george Martin, o resultado não poderia ser outro.


Rubber Soul e Revolver foram ensaios muito bem feitos, mas em Sgt. Pepper's, o tiro foi no alvo. Inovando com arranjos inteligentes e com músicas que se completavam umas com as outras, como se fossem parte de uma história, o disco era perfeito.

As canções não eram exatamente o que poderia se chamar de rock tradicional. Lucy In The Sky With Diamonds, When I'm 64, With a litle Help For My Friends. Essas e todas as outras logo viraram clássicos da música popular. Sem contar a fantástica capa, uma fotomontagem com personagens importantes da cultura mundial, como Bob Dylan, Marlon Brando, Marilyn Monroe e Karl Marx.


Conheci o álbum da melhor forma possível. Já iniciara minha coleção de discos dos Beatles e Sgt. Pepper's era um desejo antigo. Faz muito tempo isso, e na minha estante já estavam Please, Please Me, Magical Mystery Tour e With the Beatles. Já conhecia a fama, mas a primeira audição foi incrível. Foi como uma viagem, sensação que tive depois de novo ao ouvir outro clássico: Abbey Road. Mas isso é assunto para outro dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

meu relacionamento com os Beatles começou quando eu tinha 7 anos, mas essa é outra parte da história, o que vale é dizer como conheci o Sgt. Peppers.
Estava eu, na pré-adolescência, cerca de 11 anos, curtindo (junto com Trem da Alegria e Cazuza) as músicas do for fun a la "I Wanna Hold Your Hand" ou "She Loves You". Enfim, a fase do ie-ie-ie.
Então meu pai querido foi viajar como de costume e na volta me trouxe um presente: -Óóóó, um cd dos Bealtes, pai!!!
Pois é, um CD. Não era um vinil, o que na época era tri massa dizer que tinha um CD. Hoje preferiria que fosse vinil, mas tudo ok. Aí, a menininha Jê foi colocar o presente no aparelho novo de som toda animada e... "nossa, que é isso? será que isso é Bealtes mesmo Josi? O pai não se enganou não?". Pois é, meu pai, e muito menos eu, não sabia que os Beatles não eram sempre os mesmos. Eu simplesmente detestei aquilo, mas fiquei com peninha de dizer pro pai né que o presente que ele tinha me dado era a maior furada. Salve, salve meu pai, que anos depois, quando eu já uma mocinha quase adulta, sabia o que era o rock'n'roll, já nem gostava tanto da fase ie-ie-ie, recebeu um abração por ter me dado aquele presente que eu quase havia transformado numa decoração para um abajur.