segunda-feira, maio 14, 2007

Prá Ver a Banda Passar...



Engraçado como são as coisas. Hoje por acaso passei na Feira do Livro e ouvi, lá longe, o som de metais ensaiando. Cheguei perto da praça de alimentação e eis que me deparo com a banda da Brigada Militar se aquecendo para detonar a metaleira.


Sempre achei fantástico o som de bandas marciais. Me lembro que quando eu era guri, estudava em um colégio que desfilava todos os dias 7 e 20 de setembro na Avenida Cavalhada, em Porto Alegre. A minha escola era pequena, e não tinha banda. Era sempre aquela coisa sem graça de fantasia e faixas (apesar de que na época dos caras-pintadas foi divertido o desfile). Mas eu lembro de ver as outras escolas maiores desfilarem as suas bandas, além das bandas militares e da Brigada. Ficava paralisado com aquele som fantástico que saia dos naipes de metal misturados com os pratos e tambores, sempre tocando uma melodia conhecida.


Pois hoje me vi no rosto de cada criança que lotava a praça de alimentação para ver a banda da Brigada de Santa Maria. Aquela gurizada de colégio, os que passeavam com os pais e também os meninos de rua, com os olhinhos vidrados, brilhando de encantamento pelos som poderoso que mais de vinte metais fazem. Tuba, trumpete, trombone, prato, tambor, clarinetas, além do maestro bonachão com cara de cantor de conjunto que toca no Clube dos Coroas. Tudo conspirando para um momento mágico, que tenho certeza não sairá da cabeça dessa criançada tão cedo.


E é aí que me vem o pensamento que tenho há tempos e que tanto me irrita: por que não é obrigatório o ensino musical nas escolas no Brasil? Vendo o quanto a criança se envolve quando o que está em questão é música e vendo projetos como o da Oficina de Percussão darem tão certo, não consigo entender por que o poder público não investe em música, é tão simples! Um professor de música por escola seria o suficiente. Uma aula por semana seria o suficiente. Uma banda marcial (ou de qualquer outro estilo) por escola, seria o suficiente.


Quantos traficantes, quantos trombadinhas, quantos falcões, quantas crianças sem futuro poderiam encontrar na música um caminho? Qual guri ou guria que não gostaria de tocar numa banda? E, mesmo que fosse só uma criança que não virasse trombadinha, mesmo que fosse só um guri que não virasse traficante, mesmo que fosse só uma criança nesse país todo que não fosse para o mau caminho por causa da música, mesmo assim, já valeria a pena.


Só para constar: Uma pena eu não estar com uma câmera, porque não existe uma foto que preste da Banda da Brigada no google. Incrível!

Nenhum comentário: